29.1.07

Perdições (7)


A propósito de chocolate...

(Direitos reservados)

Chocolate com griffe
O Valle Flor, a funcionar no Hotel Pestana Palace, é um restaurante caro, não o nego, mas não se acanhem em considerá-lo para uma ocasião especial. A excelência da sua cozinha e o charme do hotel não desiludem. Para mais, e depois de ter lido a edição de Fevereiro da revista Evasões (cuja página reproduzo à esq.), fiquei a saber também que a jovem pasteleira do Valle Flor, Ana Rita Cristovão, ganhou, pela quinta vez consecutiva, o prémio Chocolatier do Ano no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos. Em causa esteve uma das suas criações de sonho: Mil-folhas de chocolate manjari e maracujá, em espuma de cacau e trufa morna.
Outra dica preciosa: existe em Carcavelos, desde 2003, o Cacau Clube, uma associação não lucrativa que visa dar a conhecer o chocolate. O Cacau Clube organiza, entre Fevereiro e Março, três sessões que vão incluir, no final, a degustação de uma sobremesa criada por um chefe de renome. Mais informações através do e-mail: cacau.clube@telepac.pt


Chocolate à alentejana
Nem tudo se resume a Lisboa e arredores. Que o diga quem já foi à Mestre Cacau, em Beja. Criada, em 2005, pelo casal Célia e João Dias, esta casa inspirou-se nas chocolatarias de outras paragens para criar no Alentejo a sua marca registada. Assim, além da confeitaria própria, na Mestre Cacau produzem-se chocolates artesanais que surpreendem pelos recheios de medronho, café de Timor ou aguardente da Vidigueira.



(Fachada da Aquim, Rio de Janeiro, direitos reservados)

Chocolate de autor
Altas temperaturas não combinam bem com chocolate, mas isso não tem impedido o Rio de Janeiro de ganhar tradição na matéria. Um dos meus locais preferidos, para nenhum chocólatra "botar" defeito, é a loja Aquim, no Leblon (Av. Ataulfo de Paiva, 1321). Oriunda de uma família que se tornou famosa pelos seus buffets magistrais, Samantha Aquim (na foto, publicada na Veja), graças à sua formação na escola francesa de gastronomia Lenôtre, é quem comanda hoje as operações e produz artesanalmente, recorrendo quase sempre a chocolate belga, nove tipos de sofisticados bombons. Com uma média de venda superior às 200 unidades por dia, tudo ali é de arregalar a vista, pois as criações são expostas, como se de jóias se tratassem, numa vitrina especial.


Chocolate com pimenta

Se o nome do chefe Ferran Adrià dispensa apresentações, de tão famoso que se tornou no mundo inteiro, quando se fala em chocolate quem merece uma referência especial é o seu irmão Alberto, graças ao conceito Cacao Sampaka (Mercado de Chocolate). Com lojas em várias cidades espanholas (como Madrid, Girona, Valência, Málaga...) e até em Berlim, na Alemanha, é, contudo, a casa de Barcelona que chama mais à atenção. Num misto de café e loja, no nº 292 da Conseil de Cent, é o local ideal para comprar umas trufas perfeitas e beber uma típica chávena de chocolate espesso (com a consistência idêntica a um pudim, como os espanhóis gostam), enriquecido de uma pitada de canela e de pimenta.

11 comentários:

frapê disse...

João, só há um problema em ler seu blog: dá uma vontade danada de viajar, ai ai! beijos! ah, já anotei a doce dica do RJ!

Anónimo disse...

Beijos, Pin!

Luís F disse...

Em plena hora do lanche... Assim não dá...

marta r disse...

Essa de Beja, não escapa!

Suzi disse...

Algumas coisas do Rio você conhece melhor do que eu!! hohohohoho!!!

O inverno é a época mais propícia para os chocolates. Mas pra quem como eu, adora essas coisinhas... não importa se é primavera, verão, outono ou inverno. "Tô dentro!", como dizemos.

"Delicioso" post, Miguel. De-li-ci-o-so!!

Anónimo disse...

Só algumas, Suzi, só algumas. Mas é sempre assim, quando vivemos nas nossas cidades criamos as nossas rotinas, elegemos os nossos lugares e não sentimos uma necessidade tão grande de andar a par das novidades.

Suzi disse...

então, vamos combinar que quando chegares aqui, tu me levas a passear, ok? lol

Anónimo disse...

É isso, Suzi,fazemos um intercâmbio: tu mostras-me o teu Rio e eu mostro-te um Rio visto pelos olhos de alguém que veio de fora. Acho uma óptima ideia! Boa noite!

Custódia C. disse...

Carcavelos, Lisboa e Beja primeiro, de seguida apanhamos um avião para o Rio com um stop over em Barcelona :)

Anónimo disse...

Belo serviço, Miguel! O meu preferido do Aquim é o de laranja, já provou? Imperdível! beijo.

Anónimo disse...

O de laranja ainda não provei, Roberta, fica para a minha próxima visita. Bjo