1.10.07

À vista

(Guggenheim Bilbao, D.R.)


Nova viagem de trabalho à vista.
Graças a ela vou poder regressar a uma das minhas cidades de eleição em Espanha: Bilbau. Desta vez, porém, espero ter oportunidade de explorar também outros pontos do País Basco. Será igualmente um bom pretexto, espero, para revisitar a arquitectura de Frank O. Gehry. O Guggenheim, em forma de flor metálica, já eu conheço, mas é sempre um acontecimento, sobretudo agora que comemora dez anos de existência. Mas, curioso mesmo eu estou é para espreitar, finalmente, o hotel Marqués de Riscal, que parece ter aterrado na região espanhola de Álava, onde se produz o Rioja.
Para além do traço ondulante de Gehry, por si só uma atracção pelo contraste que forma com as adegas desenhadas em 1958 por Ricardo Bellsola, o Marqués de Riscal possui apenas 43 quartos e suites, divididos em dois edifícios ligados por uma ponte pedonal suspensa. Situado na aldeia medieval de Elciego, a pouco mais de 100 km de Bilbau, em plena vinha dos herdeiros do Marqués de Riscal, o hotel aposta na exclusividade do design e na alta tecnologia (há acesso WIFI à Internet em todas as áreas).
Ainda não será desta que ficarei ali hospedado, mas de um bom almoço não me livro - Francis Paniego ganhou em 2004 a sua primeira estrela Michelin com a sua cozinha de fusão
.



(Marqués de Riscal, D.R.)

3 comentários:

Luís F. disse...

Frank O. Gehry é muito, muito à frente… Genial!!!
Boa viagem e bom trabalho!!!!
Entretanto bom regresso à blogosfera!!!

Suzi disse...

Sinto que as viagens voltam a animar os teus dias e enfim, de algum modo, te trazem de volta à blogosfera.
Que bom!
:o)

Aproveita!

Custódia C. disse...

E a Espanha aqui tão perto :)