6.2.07

A caminho da Babilónia

(Vista da Marquise do Parque de Ibirapuera, São Paulo, direitos reservados)


Caetano Veloso cantou SAMPA assim:

Alguma coisa acontece no meu coração
que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João

é que quando eu cheguei por aqui
eu nada entendi
da dura poesia concreta de tuas esquinas
da deselegância discreta de tuas meninas


Ainda não havia para mim Rita Lee,
a tua mais completa tradução

Alguma coisa acontece no meu coração

que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João


Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto

chamei de mau gosto o que vi
de mau gosto,
mau gosto
é que Narciso acha feio o que não é espelho
e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho

nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo

afasto o que não conheço

e quem vem de outro sonho feliz de cidade
aprende de pressa a chamar-te de realidade
porque és o avesso do avesso do avesso do avesso


Do povo oprimido nas filas, nas vilas,
favelas
da força da grana que ergue e destrói coisas belas
da feia fumaça que sobe apagando as estrelas

eu vejo surgir teus poetas de campos e espaços
tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva


Panaméricas de Áfricas utópicas,
túmulo do samba
mais possível
novo quilombo de Zumbi

e os novos baianos passeiam na tua garoa

e novos baianos te podem curtir nu
ma boa.


6 comentários:

Suzi disse...

Confesso que Caê nem é dos meus preferidos. Mas essa música é muuuuuito, muito boa. E acho mais: pra mim, é música pra ser cantada por ele. Ele e o violão.

Há trechos maravilhosamente poéticos e duramente reais, nesse poema.
E isso de que "és o avesso do avesso do avesso do avesso" é fantástico!!

Por mais que eu quisesse que tivesses colocado aí "Samba do avião"... devo admitir que te saíste muito bem, na escolha. Afinal, se é São Paulo, que seja por "Sampa".

marta r disse...

Também quero!!!!!!!!!! A marquise, Caetano e SAMPA!

Custódia C. disse...

Tu vais embora outra vez, não vais?
Vais já?

PS- Renasci das cinzas:
http://azul-cobalto-ccc.blogspot.com/

Anónimo disse...

Custódia:
Vou, mas volto. Aliás, espero conseguir manter um pé cá enquanto estiver lá fora (faz sentido)?
Já me antecipei e visitei o teu novo Blogue. Ho, ho. ho

Suzi:
Acertei na música? Ufa! Mas os paulistanos preferiram "Trem das Onze" na eleição da música que mais identifica a cidade. Aquela do "Sou filho único....."

Marta:
Quando passar na Oscar Freire, vou pensar em ti e na tua queda para compras.

Suzi disse...

Miguel,
"Trem das onze" é u'a música divertida. A gente sempre canta de brincadeira. Toda vez que, alguém que mora longe precisa sair mais cedo.
Cara de São Paulo é "Sampa", do Caetano. Palavra de carioca tem valor???

Zorze Zorzinelis disse...

Tão bonita essa música; tenho-a cantada pelo Gilberto Gil, no acústico que fez há uns anos. Abraço; vê lá se não te perdes em viagem - às vezes pensamos demasiado na vida quando estamos fora - sabes como é! Tb eu já fiz umas quantas viagens e é sempre preocupante! Abraço, Miguel!