5.2.07

De amor e comida

A propósito do Dia de São Valentim, a minha caixa de correio electrónico vive agora em total desassossego. Todos os dias, recebo propostas, vindas dos quatro cantos do mundo, para celebrar a data em grande estilo. Ao invés de me pôr a tecer considerações sobre o que acho ou deixo de achar sobre o fenómeno, resolvi destacar duas que, confesso, ganharam a minha atenção. Ponto a favor para a estratégia de marketing.


1. O preço não é para todos (€400 por casal), mas todos deveriam ter o direito de, pelo menos uma vez na vida, se regalarem com um festim idêntico ao que o Hotel Pestana Palace, em Lisboa, preparou para o jantar de São Valentim. O Chefe do restaurante Valle Flor convidou Yann Duytsche, reputado chefe pasteleiro francês, que assumiu a direcção técnica da casa de chocolate Valrhona, em Barcelona, para fazer as honras da casa. O menu vem em francês e eu, para não desrespeitar uma das línguas do amor, vou manter-me fiel ao original na transcrição.


(Yann Duytsche, direitos reservados)


Saint Valentin " chocolat fusion "

une royale sensation:

le filet de lapereau braisé à la lie de vintage et baies de genièvre en robe de guanaja...
fleur de pensée


une explosion insolite:

bonite a dos rayé rôti au sancho et coriandre
pâte de fruits à l´olive dans un bonbon au manjari fumé


une douceur salée:

foie gras au grué sauté, saupoudré de cacao carotte et orange au coeur de pur caraïbe comme un soufflé

une fête mexicaine:

cernier rôti au molé de xocopili, manioc et racine de lotus

bouillon de clovisse citronnée et espuma d´ivoire


notre ex-libris:

le paleron de boeuf fermier étuvé lentement aux fèves de cacao sur une écrasée de panais et copeaux de caogrande
crème fondante ivoire clou de girofle, neige de fromage de chèvre frais
et croustillant coco, lanières de céleri branche crème glacée jivara lactée, compote d'abricot vanille tahitensis et fleur de bière ....terre de grué de cacao caramélisé... Soufflé coulant de chocolat noir Araguani accompagné d'une crème glacée, jus de gingembre frais... Café et trois petits-fours : macarons manjari coriandre, carré framboise anis, Guanaja et crescendo citrik ivoire

Vinhos

Vinhos seleccionados pela escanção Ana Paula Lopes



2. A proposta do restaurante
Porto Novo, no Sheraton Porto Hotel & Spa, também prima pela originalidade e apostou em grandes sucessos literários para despertar a gula dos enamorados. Cliquem na imagem e leiam o cardápio.


5 comentários:

Suzi disse...

Quero todos do francês, e todos do hotel. Todos, à exceção do tal "não-sei-o-quê-paulo-coelho". Não como enganação. rs*

Depois de ter escolhido tudo, o que eu não conseguir comer na hora, levo pra casa e como no dia seguinte, porque o "day after" tem de ser também em grande estilo!
;o)
Delícias!

Aqui, o "Dia de S.Valentim" é chamado "Dia dos Namorados" e comemoramos apenas em 12 de junho, você sabe. Mas eu nem me importaria de ganhar chocolates nas duas datas. Afinal, o amor é universal, parará... rs*

Anónimo disse...

Também usamos a denominação Dia dos Namorados, mas já se está a misturar com a versão anglo-saxónica (até porque na prática foi uma comemoração importada). Sabes que nunca li um livro do Paulo Coelho? Ele pode ter achado a sua mina de ouro, mas a mim também não me leva à certa! Rs

Custódia C. disse...

É gostar de sofrer, continuar a vir aqui na hora do almoço, sem ter almoçado!
Estou a dar em masoquista :)

marta r disse...

Só por causa dessa "chocolat fusion" até pagava 1000 euros.

No Sheraton Porto Hotel, falta a mais bonita história de amor do mundo: a do Pedro e da Inês...

Luís F disse...

Estas tuas dicas são de criar água na boca... Quero lá saber do dia dos namorados!!!