5.1.07

Perdições (3)


Ainda a propósito da minha última viagem ao Rio de Janeiro, não resisto a deixar aqui, à laia de dica, o meu encontro com Flávia Quaresma, à frente de um restaurante de que gosto muito.

(Flávia Quaresma fotografada para a revista Veja, direitos reservados)

Em Botafogo, um dos bairros nobres da Zona Sul do Rio de Janeiro, o que não faltam são casarões dignos de uma espreitadela na Rua São Clemente ― entre eles, a Residência do Cônsul de Portugal, que José Rodrigues dos Santos descreveu com minúcia no seu romance O Codex 632 ―, mas o meu destino era a Rua Visconde de Caravelas. É ali, nº113, que fica, até ver (fala-se numa mudança para o Leblon ainda este ano), o restaurante de Flávia Quaresma. Quem acompanhava na TV Cabo o extinto GNT não vai ter dificuldade em reconhecer o rosto bonito e simpático da jovem chef que, em parceria com o premiado chef paulista Alex Atala, corria o Brasil à procura de sabores inusitados para o programa Mesa p’ra dois. Longe de ser uma novidade, o seu Carême Bistrô (R. Visconde de Caravelas, 113, jantares de 3ª a sáb.), pequeno e intimista como uma mercearia fina, é um dos mais elogiados do Rio em matéria de cozinha francesa, mas mantém-se na berra graças ao carisma de Flávia e à sua mão certeira para as sobremesas ― ganhou o prémio 2006/07 da revista Veja nesta categoria. Uma das suas eleitas é a exótica “bavaroise de cupuaçu com sorvete de castanha-do-Brasil e calda de frutos tropicais. Um charme.

6 comentários:

Custódia C. disse...

É tão apetitoso este post :)

marta r disse...

Por gentileza, minino, o que é mesmo "cupuaçu"?

Anónimo disse...

Martucha, sempre atenta e pertinente. Faz a gentileza de clicar em cupuaçu e a dúvida será desfeita. Já pus link e tudo, viu?

Suzi disse...

Martinha, cupuaçu é TUDO DE BOM. Você tem de provar bombom de cupuaçu, menina! Uia!! Delíiiiiicia!!!

Miguelito, conhece o livro "Segredo de Chefs"? Um dos Chefs a contar seus segredinhos é a Flávia Quaresma. Ela realmente sabe tudo de delícias! Além da cozinha francesa traz sabores brasileiros do Norte e Nordeste. o cupuaçu, por exemplo, é de lá, e nós, aqui no Sudeste, quase não o temos. Mas adoramos "importar" essas coisas! rs* Aliás, o que tem de coisa boa no Norte; Nordeste do Brasil...

E por falar em "última viagem ao Rio", quando será "a próxima"??
;o)

Anónimo disse...

Não sei, Suzi, mas espero poder regressar durante este ano ainda. Veremos.

Suzi disse...

"...braços abertos sobre a Guanabara..."

;o)