(este blogue bem tentou fugir à rotina dos lugares comuns, mas chegou um belo dia em que se cansou e, vai daí, virou-se do avesso)
29.12.06
Hoje é dia...
Faltam apenas 2 dias para sair 2006 e entrar 2007. Quem chegará primeiro, quem chegará por último? Aqui faz-se a contagem ao segundo.
Reiquiavique
(Fogos de fim de ano, Islândia, direitos reservados)
Aos nossos olhos, a Islândia, essa terra de gelo e fogo, permanece como uma espécie de “mundo do fim do mundo” (acho que Luis Sepúlveda não levará a mal por lhe tomar emprestado o título de um dos seus romances). Remoto, sim; incivilizado, nunca. Muito longe disso, como já o provou a cantora Björk e o facto da sua população possuir uma das taxas de leitura mais elevadas do planeta. Vai daí, lembrei-me, como será a passagem de ano em Reiquiavique, a capital? Gamlarskrold, perdão? É assim que chamam à passagem de ano, mas não percam muito tempo a tentar soletrar o que é (quase) impronunciável, pois os bons dos islandeses não ligam muito… Festivos como são, preocupam-se mais em juntar os amigos à volta de uma grande mesa e depois saem pela cidade em busca das várias, e enormes, fogueiras que alumiam o breu e aquecem os corações. Diz-se ser um costume que já vem da Idade Média e a mim parece-me uma ideia simpática. De resto, os habitantes da cidade têm um fascínio especial por fogo de artifício ― e, curiosamente, ou talvez não atendendo ao seu apurado sentido de ética, não possuem nenhuma lei que regule o seu uso, pelo que cada um pode estoirar quantos quiser ― e por beber, pelo que os bares e clubes não têm copos a medir pela madrugada fora. Falta-lhes, quiçá, o calor do Sul, mas têm ou não a sua piada?
-------- Essa coisa dos dias... Não estou te dizendo?? Agora deixo pra passar aqui à noite, porque ao menos penso que ganhei um tempo. Se vejo de manhã cedo já me preocupo: "caramba!! faltam só dois dias???" melhor ver à noite. ;o)
--------- Quanto à Islândia e seus costumes... Devo dizer que eu, simplesmente, AMO FOGUEIRAS. É um clima maravilhoso o que se cria ao redor das fogueiras. O fogo atrai, aquece, une e reúne. As fogueiras, além de tudo, são simbólicas! Show de bola!!!
s.m. o lado oposto ao dianteiro, a parte de trás, o reverso de algo; envesso; p.ext. fig. o oposto, em termos de temperamento, de carácter, de atitudes, etc; aspecto negativo; defeito; erro, desacerto, engano; virar, pondo o lado de dentro à mostra; às avessas: ao contrário, ao revés.
(in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Caetano Veloso cantou: "E foste um difícil começo/afasto o que não conheço/porque és o avesso do avesso do avesso do avesso". Eu acrescento: este blogue tem um passado de que não se envergonha, mas, antes de completar cinco meses de vida, entrou em crise de identidade e o seu mentor, que sempre quis fugir da rotina, fartou-se dos lugares comuns.
Hoje, este espaço, que já foi dedicado em exclusivo às viagens, é livre de tema e de amarras. A má notícia é que, ao virar-se do avesso, o blogue está agora muito mais sujeito às variações de humor do seu autor.
4 comentários:
Faltam dois dias para o coma alcoólico...
BOM ANO
Deve estar geladinho, deve ....
kkkkkkkkkkkkkk
esse lad...
--------
Essa coisa dos dias... Não estou te dizendo?? Agora deixo pra passar aqui à noite, porque ao menos penso que ganhei um tempo. Se vejo de manhã cedo já me preocupo: "caramba!! faltam só dois dias???" melhor ver à noite.
;o)
---------
Quanto à Islândia e seus costumes... Devo dizer que eu, simplesmente, AMO FOGUEIRAS. É um clima maravilhoso o que se cria ao redor das fogueiras. O fogo atrai, aquece, une e reúne. As fogueiras, além de tudo, são simbólicas!
Show de bola!!!
Suzi, eu também achei a ideia simpática!
Enviar um comentário