23.10.07

Pessoas e lugares (2)

Vista sobre Lisboa do Zuzabed & Breakfast

O que motiva cada vez mais pessoas, com ou sem experiência no ramo, a abrir as portas da sua casa a estranhos? A rentabilização de um investimento? O gosto de ser anfitrião? A ideia de conviver de perto com outras culturas? Talvez um pouco de tudo isto. Seja como for, o certo é que uma nova geração de Bed & Breakfasts está a dar cartas.

Esta foi a pergunta que coloquei num artigo, a publicar em breve numa revista portuguesa. Como resposta encontrei dois endereços, bem perto de nós, que me apeteceu partilhar aqui.

Esqueçam o velho e bom Bed & Breakfast, com colchas floridas, papel nas paredes e alcatifa a cheirar a mofo. Continua a existir, mas não é dele que vou falar, mas sim de uma nova geração, que surge agora desempoeirada e em cidades onde antes era improvável. Como Lisboa, por exemplo. Luís Zuzarte abriu o Zuzabed & Breakfast há menos de um ano, na zona nobre do Chiado, o que assegurou desde logo dois requisitos essenciais para atrair hóspedes à sua casa: é central e possui boas vistas para o Castelo de São Jorge (ao alcance do terraço e das janelas de alguns quartos). O resto fica por conta da simpatia ― que passa por encontrar o peso certo entre colocar o hóspede à vontade e respeitar o seu espaço ― , dos quatro quartos com decoração moderna, personalizada e casas de banho privativas, ou ainda de pequenas atenções como colocar flores frescas nas mesas-de-cabeceira e ter sempre à disposição imprensa internacional.


Zuzabed & Breakfast


Outro exemplo recente que encontrei na nossa capital é o de Mi Casa en Lisboa. Neste caso, trata-se de uma aposta da espanhola Maria Ulecia ― que por isso mesmo privilegia esse mercado, mas não só ―, que se encantou pela cidade e decidiu ficar aqui a viver. A casa que comprou no bairro tipicamente alfacinha da Graça é um achado, a começar pelo terraço florido de onde se vê o Castelo de São Jorge e onde são servidos os pequenos-almoços sempre que o tempo o permite. Para já, Mi Casa tem apenas três quartos de arquitectura clean para hóspedes, mas, graças a um projecto de remodelação que entregou aos arquitectos da firma Ábaton, em breve passarão a ser oito no total. No seu site, Maria avisa que vive com a pequena e simpática cadela Lola.



Zuzabed & Breakfast

Zuzabed & Breakfast
Calçada do Duque, 29, 2º, Lisboa
Tel.: 934 445 500
Quartos duplos desde 60 euros

Mi Casa en Lisboa
Calçada do Monte, 50, Lisboa
Tel.: 918 970 607
Quartos duplos desde 70 euros

3 comentários:

Luís F. disse...

Um conceito interessante e bem mais económico! Que isto ‘tá difícil… : )

Custódia C. disse...

Até apetece ser turista na nossa cidade :)

MARIAENLISBOA disse...

Muito obrigada. Quando quiseres, podes vir me visitar. Só dizer . . .