4.9.07

Viver e aprender

E ainda há quem diga que não se aprende nada a ver televisão. Pois eu, viciado, me confesso. Numa noite ínsone, dei por mim a ver um daqueles programas comprados a metro da Oprah e então não é que fiquei a saber o seguinte: as grandes empresas norte-americanas deslocaram os seus call centers, por motivos óbvios de redução de custos, para a ... Índia! Isso mesmo, a Índia! Assim, sempre que querem mandar vir com a companhia de seguros ou reclamar com as taxas exorbitantes do seu cartão de crédito, os cidadãos norte-americanos fazem-no com operadores indianos, na sua maioria mulheres - o que, parece, está a provocar uma verdadeira revolução nos costumes locais, pois devido à diferença horária entre os dois países, essas mesmas operadoras são "forçadas" a trabalhar durante a madrugada e a deixar de lado um papel que lhes cabia tradicionalmente na hierarquia familiar. Não fosse isto, e uma piada sobre os mesmos call centers indianos ter-me-ia passado completamente ao lado num dos episódios do seriado O.C., que acompanho também sempre que o sono tarda a vir.
Agora digam lá se não há vida inteligente às tantas da manhã num serão televisivo?!

3 comentários:

Custódia C. disse...

Parece que isso é mais comum do que pensamos. Uma vez também vi algo semelhante, mas tinha a ver com a França e a localização dos "call .." era num País Africano, uma ex-colónia francesa (agora não me lembro qual delas). Um dia destes atendemos uma chamada de marketing e de repente até está a ser feita de Timor ....

Suzi disse...

essa coisa de transferir "call centers"...
aqui no meu trabalho, em pleno RJ, quando preciso de algum reparo no micro, limpeza na mesa, móveis, qualquer coisa... sou OBRIGADA a ouvir uma paulistinha do outro lado dizendo: "POIR FAVOIR AGUAIRDE UM INSSSTAINTE"

Meu caro Miguelito, juro que eu preferia falar com uma indiana!!

:o)))

Suzi disse...

... e ele sumiu de novo...

:o(