19.4.07

Os amigos de Alex


Quem nunca viu ou ouviu falar de
Os amigos de Alex (no original The Big Chill), um filme notável de Kasdan que marcou a década de 1980, que ponha a mão no ar.

Lembrei-me do filme a propósito de uma reunião de antigos colegas que vou ter este fim-de-semana. Passaram-se mais de dez anos desde que o acaso, e a necessidade de começarmos por algum lado no jornalismo, nos juntou numa empresa de comunicação de que nem vale a pena recordar o nome. A experiência em si não deixou saudades, nem sequer durou muito tempo (no meu caso, se não me engano, não terá ultrapassado os seis meses), mas o mesmo não se pode dizer do convívio que tivemos. As noitadas a terminar textos, os almoços no chinês da esquina, as jantaradas seguidas de copos no Bairro Alto, os lanches que sempre arranjávamos maneira de prolongar para desespero da nossa "carrasca" (o que será feito da senhorita Candeias?), as trocas de galhardetes, a minha fama de "sindicalista" só porque não me cansava de abrir os olhos a quem andava naquilo ainda há menos tempo do que eu (como tinha feito antes um estágio e uma colaboração no jornal Diário de Notícias, já me achava o maior)...

Lembro-me que, a dada altura, tinha a minha secretária frente à da M.R., o que facilitava a troca de mensagens clandestinas. É com ela que vou rumar, já esta sexta, ao Porto, onde nos esperam colegas vindos de outros pontos do país. O Porto foi eleito como território neutro, a meio caminho para todos. É claro que vamos aproveitar a reunião para matar saudades - não fosse o MSN, teríamos perdido o contacto, pois alguns de nós já não se vêem há muitos anos -, mas a escolha da Invicta, com tanto para ver, não foi feita ao acaso. Faça chuva ou faça sol (já agora que faça sol, por favor!), tenho a certeza que vão ser uns dias muito bem passados. Afinal, recordar também é viver.

9 comentários:

Suzi disse...

Esses reencontros de amigos são sempre fantástcos! Há sempre histórias pra contar e para ouvir.

As risadas são certas, e as promessas de "não vamos mais demorar tanto para nos encontrar de novo" são tão enfáticas que parecem mesmo que serão levadas a sério. E até que se passe mais um tanto de anos e venha um novo reencontro, falaremos e recordaremos os detalhes desse último.

Aproveitem!
Curtam muito. E tragam boas histórias e imagens. Você e M.R.
Estarei ansiosa!
;o)

Miguel S. disse...

Prometido, Suzi! Bjos

marta r disse...

Épá, agora que falas nisso... já não dá tempo de avisarmos a Candeias? Ela é uma figura "incontornável" deste filme!!!

triss disse...

Os Amigos de Alex, um dos melhores filmes de sempre e a banda sonora é espantosa!
Bom reencontro:-)
(parabéns pelo blog)

Anónimo disse...

Não sei porquê, isto é-me familiar...Vistas bem as coisas, ainda valeu a pena aturar a nossa "carrasca".
Até Sábado...

Anónimo disse...

Como em todos os filmes, há sempre os maus da fita... Divirtam-se por quem não pode deixar a labuta. Além da Candeias, deviam ter-se lembrado também do Fidélis!!!!

Miguel S. disse...

E eu lá me esqueço dessa personagem... Mas achei que não valia a pena recordar a visão altamente deprimente daqueles bracitos sempre escondidos debaixo das mangas da camisa, vá-se lá saber porquê... quero dizer, nós até desconfiávamos porquê...
Presumo que o excelentíssimo Ora Bolas seja o monsieur P., certo?
Abraço.

Anónimo disse...

Divirtam-se muito. Tenho muita pena de não vos poder acompanhar. Espero que surja nova oportunidade
Abraço para todos

Custódia C. disse...

Pois já tinha ouvido falar desses tempos, sim senhor!
Aproveitem bem (acho que a partir de sábado a previsão é de bom tempo)

Quantos aos "Amigos de Alex", foi o grande filme dos meus vinte anos. Fui com os meus amigos vê-lo no cinema e durante muitos dias não falávamos de outra coisa. Grandes momentos!