5.3.07

Viajando...

(direitos reservados)

Certo dia, ouvi José Saramago, a quem admiro como escritor e nem por isso como persona pública, dizer que distinguia o turista do viajante da seguinte maneira: enquanto o primeiro só se preocupa em tirar uma fotografia dos lugares por onde passa rapidamente, o segundo está mais interessado em reter impressões.
Concordo, embora esteja seriamente convencido de que os grandes viajantes como Bruce Chatwin, de quem guardamos uma visão romântica, são cada vez mais passado e que, hoje, a grande maioria de nós não passa de turistas. O que não é mau. Melhor, não tem de ser mau. Acho, sinceramente, que um turista não tem de ser, necessariamente, um ser desprovido de curiosidade ou respeito pela cultura e pelos usos do outro.
Aliás, assumir que se está de passagem pode ser muito mais honesto, e inteligente, do que fingir que chegámos para ficar ou que queremos tornar-nos naquilo que não somos nem nunca seremos. Já para não falar que, não raras vezes, quem está de fora, assumidamente de fora, consegue ver coisas que escapam a quem está dentro.
Seja como for, a mim, o que me interessa mesmo numa viagem é que ela não se esgota num único olhar nem se conta de uma só maneira.

6 comentários:

Suzi disse...

E o "marcador" nos diz: "divagações".
Pois continua divagando, meu caro Miguel. Gostei disso.

Acho que na maioria das vezes somos mesmo turistas. Mas um turista que se preze, em algum momento, deve ao menos desejar ser um viajante; e assim que puder, deve sê-lo.
Se há um lugar em que, indubitavelmente, eu serei um viajante, ele é CUBA. Assim que puder, eu serei.

Bj.
(amei o post)

Anónimo disse...

Bom dia, Suzi! =:o)

Custódia C. disse...

Partilho a tua opinião sobre Saramago!
Adoro as leituras do Chatwin.
Há lugares onde somos turistas e há outros onde é impossível não ser-se viajante :)

marta r disse...

De turistas e viajantes todos temos um pouco. Depende do local que visitamos e da nossa própria sensibilidade, dos nossos olhos.

Fabi M. disse...

Adorei a definição de Saramago. concordo plenamente.

Luís F disse...

Eu sou mais de reter impressões do que de fotografar os locais por onde passo... hoje em dia arrependo-me pois não tenho qualquer registo fotográfico de alguns locais que visitei e que adorei… Com isto não quero dizer que me considere um viajante, até porque quase sempre sinto-me um turista…