2.2.07

As novas maravilhas do mundo (2)

World Trade Center


A contribuição de Sir Norman Foster




Não me impressiono facilmente. Não que seja indiferente ao sofrimento e à dor, mas não me impressiono com facilidade. Todavia, ainda hoje, e sempre que revejo imagens do colapso das Torres Gémeas, em Nova Iorque, sinto um aperto no estômago. Acho que qualquer pessoa de bom senso sente o mesmo. Não estive em Nova Iorque depois do atentado, por isso não sei avaliar com precisão a dimensão do vazio deixado no Ground Zero. Mas estou curioso para ver o que de novo vai surgir ali. Sir Norman Foster, de quem já falei antes, e os seus associados foram uma das firmas de arquitectos escolhidas para criar os primeiros arranha-céus sustentáveis do World Trade Center. O projecto de Foster and Partners foi revelado ao mundo e deve estar concluído em 2011. Espero estar cá (ou melhor, lá) para ver.

10 comentários:

Suzi disse...

mas não serão mais gêmeas??
:o\

Anónimo disse...

Não, Suzi, O World Trade Center será formado por um complexo de três torres assinadas por vários arquitectos de renome que apresentaram propostas a concurso e foram escolhidos. Estas são as criadas pelo escritório de Norman Foster.

Luís F disse...

Tal como tu, sempre que revejo as imagens do colapso das torres, sinto um nó no estômago… mesmo com o passar dos anos acho que vou sentir sempre o mesmo. O projecto é bastante arrojado, outra coisa não seria de esperar, há que, penso eu, dar a volta por cima e recomeçar do zero…

Suzi disse...

Nem posso dizer "perdeu a graça", porque acho que essas não são palavras adequadas. E acho que a idéia é mesmo não reproduzir a mesma imagem...

Sei lá... essa história toda... É o que você disse: não dá pra ser indiferente; mas lembrar daquilo me remete a tantas coisas... a tantos outros sangues derramados...

:o\

Custódia C. disse...

O recomeço é sempre importante, mas acho que ninguém vai esquecer tão cedo aquele dia.

marta r disse...

Parece-me magestoso, o projecto. Gosto de edificios modernos, daqueles que as pessoas acham horrível quando vêem a primeira vez mas 20 anos depois já consideram um marco arquitectónico...

Mas ainda assim não sei se não preferia ver um jardim naquele local. Por respeito às pessoas que nele perderam a vida.

Anónimo disse...

Suzi:
Nestas coisas, eu não confundo a minha posição crítica a boa parte da política externa norte-americana. Para mim, o que aconteceu ali, no 11 de Setembro, foi puro terrorismo e para com actos desta natureza, que matam sem dó nem piedade inocentes, eu não tenho a mais pequena contemplação. Venham eles de onde vierem e evoquem as desculpas que quiserem.

Anónimo disse...

Marta, este projecto está envolto em grande polémica e tem tido enorme contestação por parte de algumas famílias das vítimas. Do ponto de vista meramente arquitectónico, sou como tu, gosto de ideias arrojadas. Reparaste que no lugar das torres desaparecidas vão deixar dois memoriais rodeados de árvores (primeira imagem)?

Anónimo disse...

descobri hoje este blog..meus parabens está lindissimo e bastante interessante...porem tenho um probleminha...esse cinza com que escreve num fundo preto nao dá para ler muito bem....desculpe esta intromissão mas nao pude deixar de dar uma opinião...parabens pelo blog

Anónimo disse...

Caro Anonymous, opiniões construtivas e bem intencionadas são sempre bem-vindas. Volte sempre que quiser.