19.1.07

(As minhas) Perdicões (7)

Frase do dia:
If it makes you happy, it can't be that bad
(Sherly Crow)

Associação de ideias. O refrão de uma música, que ora e volta oiço sem querer, levou-me desta vez a pensar em várias coisas que podem até não ser as mais saudáveis, mas fazem-me feliz. E se me fazem feliz, claro está, não podem ser assim tão más. Em tempo de aldeia global, a tendência é fazer como que o mundo venha até nós, mas, dei por mim a lembrar-me de uma mão cheia de coisas cujo sabor está gravado na minha memória (foram as primeiras que me vieram à cabeça, mas a lista poderia continuar por aí fora...) e que me remetem para determinados lugares e só para eles. É que mesmo que as encontrasse no supermercado da esquina (e não acho boa parte delas), o mais provável é que não me soubessem tão bem. Por muitas voltas e reviravoltas que o mundo dê, é bom saber que certas coisas continuam no lugar onde é suposto estarem.


Água de coco (Brasil)


Apfelstrudel (Alemanha)


Citronelle chá de erva-limão ou lúcia-lima (Seychelles, Índico)


Frappé grego (Grécia)


Harissa (Tunísia)


Makroud (Kairouan, Tunísia)


Mangosteen (Tailândia, Ásia)


Pastéis de Belém e bica (Lisboa, Portugal)


Sachertorte (Viena, Áustria)


Tarte flambée (Alsácia, França)

9 comentários:

marta r disse...

Eu juntava-lhe mais umas coisinhas mas a selecção está muitíssimo boa...

(agora apetecia-me dar um saltinho a um Starbuck em NY)

Suzi disse...

*Hoje é um dia perfeito para "água de coco e biscoito Globo", sabes? Porque, enfim, temos sol nesta cidade! Um dia lindo!!

*Strudel de maçã é o meu preferido.

*Café? Acredite! Nunca bebi café.

*Chá de "capim-limão", como chamamos aqui, é tudo de bom!! Havia no quintal da minha escola e nós colhíamos todas as tardes para o lanche... Saudades.

*O frapé leva café...

*Esse tal de "harissa", não tenho a menor idéia do que seja.
Bronzeador?

*"Makroud" me parecem umas coisinhas que existem por aqui, mas não me lembro o nome, agora. Deliciosas.

*Que coisa linda é essa tal de "Mangosteen"??? Visualmente é perfeita! E se está entre as tuas delícias, deve mesmo ser muito gostosinha!!

*Pão de queijo... Ah! O pão de queijo... Huuummmm... Com recheio de azeitonas, ou doce de leite, sempre perfeito!

*Pastéis de belém?? Derretem na boca... Ê, coisa boa!!

*Não bastasse o próprio charme da Sachertorte, eu diria: o que é que, feito de chocolate, não é maravilhoso?

*"Tarte flambée"? Eu preciso catar as cebolas. Fico com o queijo e o restante. rsrsrsrs*

Bem, este post foi suficiente para me fazer pensar em comidinhas o final de semana inteiro!!
;o)

Custódia C. disse...

João Miguel Simões !!!!
Uma pessoa aqui a trabalhar (ok neste momento fiz uma pausa para o café e os blogs) e tu a postar uma coisa destas !!!!
Acho que vou ali aos Pasteis de Belém (estou a 10 minutinhos de lá, tudo o resto está à distância de um avião).
:):):)

Anónimo disse...

Suzi:
Harissa é uma entrada à base pimentos, tomates e mais algumas coisas, muito picante, a que se junta na hora de comer um fio de azeite. É uma pasta para molhar o pão. Fiquei quase viciado na minha última viagem de trabalho à Tunísia! Nunca bebeste café? Devo-te dizer que o expresso português é uma delícia e, em alguns casos, superior até ao italiano. Quando vieres a Lisboa, provas uma bica.

P.E.S. disse...

humm, tanta água a crescer-me na boca

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas a bisnaguinha da tal da "harissa" é muuuuito parecida com a dos bronzeadores... E na caixinha da embalagem tem umas pimentinhas (os branquinhos ficam como pimenta, se vão ao sol sem protetor solar) e ainda um céu azul, com o que me parece uma montanha de pedra, uma pedreira.
ahahahahaha!!! essa minha visão tropical das coisas ainda me mata...

E o "Mangosteen"??? Lindo, lindo, lindo, aquilo...

Suzi disse...

Ah, sim! Quem sabe quebro o jejum e experimento um cafezinho d'além mar???

Anónimo disse...

Suzi, a tal da bisnaga, realmente, torna a coisa estranha, mas, em termos de imagem foi a mais apelativa que encontrei, mas claro que a harissa é melhor na versão caseira. O magosteen é um regalo, mil vezes melhor que a lichia, que já se tornou global. Fica prometido o café.

Suzi disse...

Promessa é dívida; não é dúvida, viu?

;o)