31.1.07

Aldeia Global (2)

O alerta está dado. As alterações climáticas, em grande parte devido ao aquecimento global (o que nos remete para a emissão de gases tóxicos, entre outras coisas, que nos responsabiliza a todos), estão já a ser sentidas um pouco por toda a parte. Por enquanto, a maioria das pessoas prende-se apenas em detalhes como o facto de as estações estarem cada vez mais imprevisíveis ou, no máximo, surpreende-se quando, no caso português, escuta que a nossa costa está a recuar um metro por ano. Mas a questão é mais séria do que isso. Tem, a médio e longo prazo, implicações dramáticas para nós e para as gerações vindouras.
Tem, inclusive, um impacte muito sério para quem, como eu, gosta de viajar. Não, não se trata apenas do risco de perder algumas das maravilhas que por agora ainda damos como adquiridas (vejam os exemplos a seguir, que retirei da edição de Janeiro da Travel & Leisure) ou de vir a ficar sem, para os que gostam de esquiar, boa parte das estâncias mundiais de Inverno num futuro próximo. Trata-se, isso sim, da emergência de adoptar uma atitude mais consciente e de não continuar a adiar o inevitável sob a desculpa de que a Natureza arranja sempre maneira de se regenerar. Passa, por exemplo, pelos hotéis e resorts levarem a sério o conceito de "amigo do ambiente", pelas companhias aéreas adoptarem uma prática mais eficiente de controlo energético, ou ainda pela indústria do turismo estudar formas de contribuir para travar o aquecimento global. Afinal, quem no seu juízo perfeito deseja que as previsões de hoje se tornem os factos de amanhã?


Cidades Costeiras
O nível da água do mar não pára de aumentar de ano para ano. A manter-se este ritmo, cidades costeiras como Veneza ou Miami, já para não falar de arquipélagos como as Maldivas ou das ilhas indonésias, vão ficar submersas daqui a 100 anos!

Barreira de CoralA menos que se reduza a emissão de CO2, a Grande Barreira de Coral da Austrália sofrerá uma redução drástica de 95% por volta do ano 2075!

GlaciaresOs glaciares estão a derreter... A manter-se a situação presente, a maioria terá totalmente desaparecido por altura do ano 2030!

Fauna e Flora
Com as variações de temperatura nas diferentes zonas do mundo, é provável que 37% das espécies actuais possam estar extintas até 2050!

6 comentários:

Fabi M. disse...

Não sei se só agora começo a notar, mas tenho lido bastante sobre aquecimento global. Descobri uma forma de fazer um pedaço da inha parte, usando lâmpadas fluorescentres! É uma economia de 80% da energia. Além disso racionar o uso de automóveis, tbm auxilia na queda da emissão de gases. Cada um fazendo sua parte, o mundo pode melhorar!!

Anónimo disse...

Fabi, eu tb estou longe de ser um radical e, como a maior parte das pessoas, vou despertando aos poucos para a necessidade de adoptar novas rotinas, que, bem vistas as coisas, nem dão assim tanto trabalho.

Suzi disse...

Hoje, em Paris, será apresentado um relatório sobre as mudanças climáticas.
A proposta, aos cidadãos de todo o mundo, é que das 19h55min às 20h todos desliguem seus aparelhos eletrônicos/eletro-eletrônicos. A mobilização é por apenas 5minutos, mas se espera chamara a atenção para a realidade que nos cerca.

Mais tarde vou deixar um post sobre o tema, lá no meu canto.
Um beijo!

marta r disse...

Felizmente, as pessoas - aos poucos - começam a despertar para estas questões. E tenho muita esperança nas próximas gerações. Parece-me que os jovens e as crianças estão cada vez mais sensibilizados para a temática do ambiente.

Luís F disse...

É assustador! O constante adiar de medidas concretas e funcionais por parte das grandes potências poluidoras, está a agravar ainda mais a situação. Também acho que há cada vez mais consciência ambiental, esperemos que ainda haja tempo para reverter este cenário catastrófico.

Custódia C. disse...

Ninguém deseja, mas quem mais deve fazer, é quem menos faz :(