22.12.06

A Não Perder (1)

(Tintin no Pompidou, foto da AFP, direitos reservados)


Se fosse vivo, Hergé iria comemorar, em Maio de 2007, o centenário do seu nascimento. Para assinalar a data, o Centro Pompidou, no Beaubourg, Paris, dá finalmente, com o jornal
Le Monde já vaticinou, o passo que faltava para colocar de vez “a obra hergiana no panteão da arte moderna” através de uma exposição, em parceria com a Fundação Hergé, dedicada ao criador de Tintin. A exposição, com entrada gratuita, vai decorrer até 19 de Fevereiro de 2007 e, entre muitas outras coisas, tem como grande atractivo o facto de, pela primeira vez, exibir a colecção completa das 124 pranchas originais do livro “O Lótus Azul”, desenhada entre 1934 e 1935. Absolutamente imperdível para quem, como eu, se habitou a viajar e a ver o mundo através de Tintin. É que hoje pode até estar provado que Hergé raramente deixou a Bélgica, mas uma coisa é certa ― e vou citar uma vez mais o Le Monde ― “ele fez bem mais do que colocar apenas uma galeria de personagens nas vinhetas a correr à aventura; ele criou um universo coerente, quer pelo traço, quer pelo espírito, e deu muito de si. Por isso, sem dúvida alguma, ele construiu à volta de Tintin, mais do que uma obra, uma verdadeira obra-prima”.

5 comentários:

marta r disse...

Qualquer motivo é bom para dar um saltinho a Paris mas esta exposição torna tudo muito mais apetecível...

Eu que nem sou grande fã do Tintin acho que ia gostar.

Custódia C. disse...

Tenho que conseguir lá ir, tenho que conseguir lá ir, tenho que conseguir lá ir ......

Anónimo disse...

CCC:
Também estou a ver se consigo dar lá um pulo em Janeiro ou Fevereiro. Juntar o útil ao agradável.

Suzi disse...

CCC, se eu repetir o mantra ("Tenho que conseguir lá ir, tenho que conseguir lá ir, tenho que conseguir lá ir ......") será que também consigo lá ir????

Miguel, se para mim for apenas a parte do agradável será que mesmo assim consigo ir? Mesmo não estando de férias???

:o))

Anónimo disse...

Suzi, tudo é possível, tudo é possível, tudo é possível... Como vês estou a dar-te uma ajuda e a utilizar a táctica da CCC. =:o)