(este blogue bem tentou fugir à rotina dos lugares comuns, mas chegou um belo dia em que se cansou e, vai daí, virou-se do avesso)
23.12.06
Natal no Mundo (10)
(Iluminações de Natal na Praça Vermelha, Moscovo, direitos reservados)
O Natal está quase, quase aí. A minha ronda virtual está prestes a terminar. É curioso que me lancei este desafio, de postar por dia uma cidade diferente onde a quadra seja de alguma forma assinalada, sem ter muita noção se iria ser ou não fácil arranjar material para ilustrar o meu propósito. Confesso que houve dias em que não me apeteceu de todo, ou que me apeteceu menos, cumprir o ritual, mas persisti. Não por achar que teria reclamações ou que iria haver quem sentisse a falta, mas por uma questão de princípio. Afinal, ter um blogue também é isso, um compromisso. Para hoje, em antevéspera de Natal, escolhi Moscovo. O calendário ortodoxo não coincide com o católico, pelo que o verdadeiro Natal russo só será celebrado mais tarde, já em Janeiro se não me atraiçoa a memória, mas a cidade enfeita-se logo a partir de Dezembro. Não resisti à imagem da Praça Vermelha iluminada, nem ao postal tradicional da época. Tudo à boa maneira russa. Aos que continuam a passar por aqui, reitero os meus votos de Feliz Natal/Merry Xmas!
Fizeste muuuuito bem em não desistir do projeto antes do dia 25. Haveria reclamações, sim, mas o motivo mais forte, você está certo, é o compromisso (consigo mesmo, até). Ter um blog, como você disse, é um compromisso; exige dedicação. isso requer cuidado e carinho. E, percebe-se, você tem de sobra!
Achei linda, a Praça Vermelha iluminada pro Natal. Linda, linda! Um beijo, querido! E, nunca é demais... FELIZ NATAL!!
s.m. o lado oposto ao dianteiro, a parte de trás, o reverso de algo; envesso; p.ext. fig. o oposto, em termos de temperamento, de carácter, de atitudes, etc; aspecto negativo; defeito; erro, desacerto, engano; virar, pondo o lado de dentro à mostra; às avessas: ao contrário, ao revés.
(in Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Caetano Veloso cantou: "E foste um difícil começo/afasto o que não conheço/porque és o avesso do avesso do avesso do avesso". Eu acrescento: este blogue tem um passado de que não se envergonha, mas, antes de completar cinco meses de vida, entrou em crise de identidade e o seu mentor, que sempre quis fugir da rotina, fartou-se dos lugares comuns.
Hoje, este espaço, que já foi dedicado em exclusivo às viagens, é livre de tema e de amarras. A má notícia é que, ao virar-se do avesso, o blogue está agora muito mais sujeito às variações de humor do seu autor.
2 comentários:
Fizeste muuuuito bem em não desistir do projeto antes do dia 25. Haveria reclamações, sim, mas o motivo mais forte, você está certo, é o compromisso (consigo mesmo, até). Ter um blog, como você disse, é um compromisso; exige dedicação. isso requer cuidado e carinho. E, percebe-se, você tem de sobra!
Achei linda, a Praça Vermelha iluminada pro Natal. Linda, linda!
Um beijo, querido!
E, nunca é demais... FELIZ NATAL!!
Estou muito curiosa, para ver qual será o último "Natal no Mundo"
Enviar um comentário