26.12.06

Hoje é o dia...


... em que assinalo o primeiro mês do Lugares Comuns. Um mês na vida de um blogue não é nada. Curioso é pensar que há dois meses, nem preciso recuar mais, quase não frequentava a blogosfera... Daí então a pensar ter um blogue... Foi uma decisão repentina, mas vai ficar, sem dúvida, como uma das coisas boas que realizei em 2006.


... de relembrar as vítimas do tsunami. Há precisamente dois anos, quando o mundo ainda estava na ressaca de mais um Natal, fomos todos surpreendidos pelas imagens de destruição e impotência. Por força do hábito, destinos como as Maldivas, Sri Lanka ou Phuket, só para falar nalguns dos sítios mais atingidos, faziam parte do nosso imaginário colectivo de férias de sonho. Ver tudo aquilo, de um momento para outro, transformar-se num dos piores pesadelos de sempre é uma imagem que vai custar a apagar. Ainda não voltei a nenhum desses lugares. Não por medo, mas por falta de oportunidade. Aliás, acho que, tenho a certeza, uma das melhores coisas a fazer é mesmo não votar esses países ao ostracismo. A maior parte deles, não minimizando nunca as perdas sofridas, está de volta à actividade turística em grande estilo e recomenda-se, porque ali, como no resto, a vida tem de continuar. Aconselho a leitura de um artigo, publicado na Condé Nast Traveler, em Outubro, sobre o regresso da Tailândia em 2006 como destino de eleição.

... em que a maioria dos países anglo-saxónicos comemora o Boxing Day, mas as Baamas vão um pouco mais longe e não se contentam com um simples feriado. Todos os anos, a 26 de Dezembro, Nassau, a capital, mergulha de corpo e alma no Junkanoo, o Carnaval local. A origem desta festa popular de cores vibrantes, com centenas e centenas de pessoas fantasiadas que dançam quase em transe ao som dos batuques, remonta ao período da escravatura e ficou a dever-se a um homem, John Canoe, que conseguiu obter permissão para que os negros pudessem celebrar a sua cultura na data assinalada. A tradição ficou de ano para ano, chegando aos nossos dias como uma forte atracção turística. É claro que ter aparecido num dos filmes de James Bond ajudou, e muito, para se tornar mais conhecido fora de portas.

6 comentários:

marta r disse...

E que tal uns dias de férias em Phuket ou Nassau para comemorar este aniversário? Sabia mesmo bem.

Já um Carnaval em Dezembro, soa a Páscoa em Agosto. Estranho...

Anónimo disse...

Sabia bem, não sabia? Agora que já cumpri o ritual do Natal com frio (a constipação não estava no pacote, mas enfim...), já me apetece uma temporada com calor, uma espreguiçadeira na sombra fresca e, já agora (se não for pedir muito), uma frozen margarita!

Custódia C. disse...

Só um mês? Até parece que te lemos há um ano !!!
Também alinhava na frozen margarita :)

Suzi disse...

"Temporada no calor"????
Hohohoho!!! Olha ele com saudades do Rio de Janeiro!!!

;o)


Parabéns pelo um mês. Acho que te descobri logo no comecinho. Sorte a minha poder curtir todos os teus escritos e imagens!

Anónimo disse...

CCC:
Eu sei que, às vezes, tenho uma prosa intensa, quase exagerada (sou como o Miguel Esteves Cardoso, preciso de espaço para me fazer entender), daí a sensação de que ando por cá há mais tempo! LOL
Suzi:
Saudades do Rio? Claro que sim. Não me importaria nada de embarcar esta semana para aterrar em Copacabana, em plenos fogos de fim de ano.
E sim , Suzi, tenho a honra de te ter como visita da casa desde o começo.
Bjos

Luís F disse...

Um mês onde proporcionaste belas viagens virtuais a destinos de sonho… Parabéns!!