17.5.07

Grande Espiga!


«A Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.»

Mesmo sendo de Lisboa, ora aqui está uma tradição que, em minha casa, sempre se fez questão de cumprir. Todos os anos, neste dia, o meu pai compra um ramo de espigas, que substitui assim o do ano passado no lugar de sempre, ou seja atrás da porta da despensa. Tão bom saber que certos hábitos não se perdem.

6 comentários:

Luís F. disse...

Ora aí está uma tradição que a minha família também mantém viva… Quem não precisa de “pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano”?

marta r disse...

Portanto, hoje é o "dia mais santo do ano"?

Hum, por acaso, até me dá jeito que seja um dia BOM....

Suzi disse...

Eu não conhecia essa tradição. Mas me parece delicada e significativa. Ao menos do modo como a descreveste...

Bom dia santo!
;o)

nelio disse...

tradições desconhecidas que de repente me chegam por várias vias. hoje, por ser dia da espiga, é feriado municipal em loulé, mesmo aqui ao lado, e levei mais de 40 anos para me aperceber disso... andarei no mundo da lua?

Custódia C. disse...

:)
Esta é uma tradição de que gosto muito!
:)

Zorze Zorzinelis disse...

A quantidade de informação que armazenas na cabeça é fora de série; fazes-me lembrar o elmariachidias.blogspot.com - dá lá um pulo quando puderes. Abraço, Miguel (enviei-te mail de manhã)!