
«A Quinta-feira da Ascensão ocorre quarenta dias depois da Páscoa. Popularmente chamada de Quinta-feira da Espiga, é tida como “o dia mais santo do ano”. Em terras de Alenquer, era tradicional colher-se um ramo de espigas de trigo (sempre em número ímpar), um pequeno tronco de oliveira, papoilas, margaridas e varas de videira. Este ramo era depois colocado atrás da porta de casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano.»
Mesmo sendo de Lisboa, ora aqui está uma tradição que, em minha casa, sempre se fez questão de cumprir. Todos os anos, neste dia, o meu pai compra um ramo de espigas, que substitui assim o do ano passado no lugar de sempre, ou seja atrás da porta da despensa. Tão bom saber que certos hábitos não se perdem.
6 comentários:
Ora aí está uma tradição que a minha família também mantém viva… Quem não precisa de “pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano”?
Portanto, hoje é o "dia mais santo do ano"?
Hum, por acaso, até me dá jeito que seja um dia BOM....
Eu não conhecia essa tradição. Mas me parece delicada e significativa. Ao menos do modo como a descreveste...
Bom dia santo!
;o)
tradições desconhecidas que de repente me chegam por várias vias. hoje, por ser dia da espiga, é feriado municipal em loulé, mesmo aqui ao lado, e levei mais de 40 anos para me aperceber disso... andarei no mundo da lua?
:)
Esta é uma tradição de que gosto muito!
:)
A quantidade de informação que armazenas na cabeça é fora de série; fazes-me lembrar o elmariachidias.blogspot.com - dá lá um pulo quando puderes. Abraço, Miguel (enviei-te mail de manhã)!
Enviar um comentário