14.3.07

Sonhar acordado...

(Santorini, Grécia, direitos reservados)

Ontem, fui dormir a pensar nas cúpulas azul-indigo e nas casas com as paredes caiadas de branco que se encavalitam, num equilíbrio aparentemente insustentável, nas escarpas de Santorini, na Grécia. Acordei com os olhos postos naquele mar, que não me sai da memória, e lembrei-me de uma poesia de Raul Leôni (1895-1926) que tem tudo a ver. Acho que é uma boa forma de começar o dia.


Argila


Nascemos um para o outro, dessa argila
De que são feitas as criaturas raras;
Tens legendas pagãs nas carnes claras
E eu tenho a alma dos faunos na pupila...


Às belezas heróicas te comparas
E em mim a luz olímpica cintila,
Gritam em nós todas as nobres taras
Daquela Grécia esplêndida e tranquila...


É tanta a glória que nos encaminha
Em nosso amor de seleção, profundo,
Que (ouço ao longe o oráculo de Elêusis)


Se um dia eu fosse teu e fosses minha,
O nosso amor conceberia um mundo
E do teu ventre nasceriam deuses...

5 comentários:

marta r disse...

Assim, de repente, também era rapariga para me perder nestas escarpas de Santorini.

Bela poesia!

Custódia C. disse...

Estas passagens por aqui a meio do dia, são sempre uma surpresa relaxante :)

Suzi disse...

Cheirinho de paixão no coração...
é isso??
huuummmmm.......

Então, por falar em argila e coisas assim, vou levar um poema do tipo, lá pro blogdasuzi, esta semana. Aguarde.
:o)


p.s
fiquei apaixonada pela imagem. invejinha branca de ti...

Anónimo disse...

Paixão pela vida, Suzi. Sempre. =:0)
Vou ficar à espera.

Anónimo disse...

Estive em Santorini no Verão passado. De todas as ilhas que conheço foi a que me arrebatou mais. Sou completamente apaixonada pela Grécia, é a menina dos meus olhos, e o teu post chamou-me a atenção por isso mesmo.