18.4.08

Road Book: Marbelha

Piscina do Rio Real, Marbelha, foto de JMS

Associo Marbelha à minha mais tenra infância e às férias que então fazia, à semelhança de tantas outras famílias portuguesas que queriam mudar de ares sem ter de ir procurar muito longe. Depois, com o passar dos anos, perdi-lhe o rasto e os hábitos mudaram. Não devo ter sido o único. Marbelha, que, na realidade, não é só a cidade, mas também todo um município que ocupa boa parte da costa mediterrânica da província andaluza de Málaga, foi lançada para a ribalta nas décadas de 1950 e 60 ― conta-se que em boa parte se deveu a um tal príncipe Alfonso Hohenhole von Liechtenstein, que terá comprado aqui dez hectares à beira-mar, mais tarde transformados no Marbella Club, e os tornou porto de abrigo dos seus amigos influentes ―, mas, já se sabe, quem se molda aos caprichos dos ricos e famosos está sempre sujeito a, um belo dia, ter de dar lugar a uma nova distracção.


Puerto Banús, Marbelha, foto de JMS


Pátio do Villa Padierna, Marbelha, foto de JMS


Foi o que aconteceu durante a década de 1980, altura em que Marbelha não saiu das revistas do corazón espanholas nem perdeu os favores dos sheiks árabes, mas deixou de ser o destino-sensação do jet set internacional. O golpe foi duro e Marbelha demorou um certo tempo a perceber que novo rumo poderia tomar para não perder mais terreno. Foi então, já a partir da década de 1990, que tratou de sacudir a poeira, capitalizar ao máximo o que possuía de bom ― como o clima, as praias, as marinas e a hospitalidade andaluza ― e investiu a fundo num novo perfil de turista, que vem agora, e cada vez mais, pelas excelentes condições para a prática de golfe.


Puro Oasis del Mar, Marbelha, foto de JMS


Vista da varanda, suite 111 do Rio Real, Marbelha, foto de JMS

Fixado o novo mercado-alvo, mas sem nunca perder de vista que foi e quer continuar a ser uma estância de veraneio com pretensões a figurar nas colunas sociais, Marbelha tem vindo a expandir-se, nem sempre de forma muito airosa do ponto de vista do ordenamento urbanístico, e goza hoje de um elevado padrão de vida, o que faz dela a segunda cidade do mundo com maior registo de Rolls-Royce, por exemplo, e um lugar muito procurado por estrangeiros que, mais do que a elegerem como destino de férias, a escolhem para segunda residência durante boa parte do ano.


Campo de golfe do Rio Real, Marbelha, foto de JMS


Pequeno-almoço no Villa Padierna, Marbelha, foto de JMS

Marbelha virou-se para o futuro. Ainda assim, as novas avenidas como a del Mar, que vai do centro à Playa de Venus, os passeios públicos como o renovado Maritimo, que ladeia a Playa de la Fontanilla, as artérias comerciais como a Severo Ochoa ou a Ricardo Soriano, onde ficam as melhores lojas, ou até mesmo jardins como o de la Constitución, com um auditório no meio, por mais agradáveis que sejam, não têm como rivalizar com o casco antigo da cidade.


C/ Gloria, Marbelha, foto de JMS


Igreja Nossa Senhora da Encarnação, Marbelha, foto de JMS

Com o seu epicentro na Plaza de los Naranjos, toda ela rodeada de edifícios nobres, mas tomada de assalto pelas esplanadas dos cafés e restaurantes que disputam a calçada e a sombra das laranjeiras, o núcleo histórico está praticamente reduzido a um dédalo de ruas pitorescas ― sendo as mais fotogénicas a Carmen, com os vasos de sardinheiras presos nos muros caiados de branco, e a Gloria, sinuosa, que desemboca na pracinha da igreja da Nossa Senhora da Encarnação ― e de algumas praças, como aquela onde fica o castelo e parte das antigas muralhas árabes que defendiam a cidade dos ataques inimigos. É aqui, e praticamente só aqui, que sentimos que da legítima herança andaluza nem tudo foi feito tábua rasa na Costa do Sol.
(a reportagem, na íntegra, será publicada na edição de Maio da revista Rotas & Destinos)

17 comentários:

Custódia C. disse...

Nunca estive nesta Costa. Quando leio sobre ela, regressa-me à memória um best seller que li com entusiasmo no final dos anos 70 e que tinha Málaga e Marbelha como pano de fundo. Era um livro enorme, com cerca de 500 páginas e aquilo ocupou-me durante 2 ou 3 semanas e durante uns tempos só pensava ir para a Costa del Sol. Nunca fui :)
Agora fiquei outra vez com vontade :) Será desta?

marta r disse...

Dito assim, até dá vontade de ir conhecer a herança andaluza na Costa do Sol.

É arranjar um Rolls-Royce para não destoar e zarpo!

Luís F. disse...

Eu vou com a Martinha de Rolls-Royce, tá?

:)

Já cá faziam falta as tuas crónicas de viagem!!!

Suzi disse...

Que fantástico talento tem esse gajo, de me fazer viajar, entre imagens e palavras.

Acho que posso responsabilizar-te, em parte, Miguelito, pelo meu desassossego por não conseguir tirar férias...
É que antes, embora não conseguisse férias, eu sempre viajava, por aqui. E agora, que andas sumido, nem minhas viagens virtuais acontecem. Um tédio só!

;o)

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de Plasma, I hope you enjoy. The address is http://tv-de-plasma.blogspot.com. A hug.

Suzi disse...

enfim, voltei ao "iogurte".
já respondi teu convite e já deixei um recadinho por lá.
saudades, garoto!

bj!

Suzi disse...

"sodads de tu"!

Suzi disse...

é... nunca mais...
:o|

Custódia C. disse...

Passei para desejar Feliz Natal :)

Anónimo disse...

Caro Miguel S.
Não nos conhecemos - achei seu blog pelo Google, por acaso, e adorei. Queria saber se posso reproduzir algumas de suas (lindas) foto do La suite em Joatinga, rio, em meu blog, com o devido crétito e link, claro. Me diga, por favor. Obrigadíssima!
Alexandra forbes
jornalista
www.alexandraforbes.com

Suzi disse...

saudades de você...

Suzi disse...

saudades daqui.

Anónimo disse...

您還在為~~~~~
網路行銷 網路排名
網頁優化 網站排名
排名行銷 搜尋行銷
自然排列 網站優化
seo 關鍵字 seo排名
而煩惱與困擾嗎!!!
您仍然選擇關鍵字廣告被有心人惡意點擊呢!!!
只要成為首頁科技網路排名即可免費喔~~
1.免費虛擬主機
2.免費修改網頁
3.免費架設部落格
4.免費論壇登錄
5.免費網站登錄
6.知識+回答
任選六組關鍵字”首頁”價格最多只要6000/
同業做到的,也許是你所想要!
我們做到的服務與價格,卻是同業所無法想像的!
網路行銷 網路行銷 網路行銷
seo seo seo

Anónimo disse...

乳酪蛋糕:推薦你全台最好吃ㄉ乳酪蛋糕!
台中汽車旅館:如果要去台中住宿推薦鍾愛一生的汽車旅館!
看護中心:長期看護要特別注意哪些事項呢!
隔熱紙:汽車隔熱紙是越貴越好嗎!!!
高雄縣旅遊:推薦你高雄縣市的旅遊景點喔^^
棧板:環保棧板的最佳選擇!
拳師犬:來到我的寵物網站告訴你如何飼養可愛ㄉ狗狗^^
墾丁旅遊:夏天到了墾丁是南台灣最佳旅遊點耶!
彌月蛋糕:給寶寶彌月最佳的蛋糕禮盒選擇!
法拍屋:不景氣選擇房屋法拍屋正是時候ㄛ!
納豆:你知道納豆對身體有何功效ㄇ~~~
電波拉皮:年輕的最佳利器就是電波拉皮~一勞永逸~
瑜珈教室:選擇瑜珈除了環境就是師資,讓我們展現最佳實力!
服飾批發:全台最物超所值ㄉ日韓服飾網路平台~

Tanmay Roy disse...

Apner blog picture is very beautiful. And apner blog ta khub valo lagse amar kase. I Like This Very Much

Lollipop disse...

Olá Olá :)
Convido-te a visitar a nova loja online LOLLIPOP Fashion Store, atraves do nosso BLOG (http://lollipop-fashion-store.blogspot.com) ou então via Facebook (http://www.facebook.com/pages/Lollipop-Fashion-Store/247006138695872?sk=wall).
Agradecemos desde já a tua visita por lá e não deixes de partilhar com as tuas amigas e amigos!
Obrigada :)

Anónimo disse...

wetebl twhugu botas ugg citadium bottes ugg bottes ugg bebe dreakvvm moncler 日本 モンクレール激安 moncler ブランド古着 norfuim fulffoz lcwaq Blogger: Do avesso - Enviar um comentário alpawqt モンクレール レディース モンクレール アウトレット ダウンジャケット モンクレール zatzrmxf モンクレーダウンコート モンクレール モンクレー 通販 ttmziajz