1.3.07

As novas maravilhas do mundo (3)

(Ponte Pedro e Inês, Coimbra, direitos reservados)

A Coimbra do choupal, do Mondego e dos estudantes de batina tem agora, desde o passado dia 26 de Novembro, uma nova ponte pedonal em homenagem aos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro. Mas não julguem que se trata "apenas" de mais uma banal ponte. A imprensa estrangeira, mais até do que a nacional, que tem feito vista grossa, não poupa nos elogios à obra de engenharia de Cecil Balmond, antigo colaborador do holandês Rem Koolhaas (o autor da Casa da Música, no Porto), e já a consideram um novo ícone da arquitectura contemporânea. Um motivo a mais para voltar a Coimbra um dia destes.

6 comentários:

marta r disse...

Pelas imagens que já vi, parece-me um excelente exemplar da arquitectura moderna.

Ahhh... e depois com este nome... Só podia ser linda!

Luís F disse...

Bem dizes que a imprensa portuguesa tem feito vista grossa e não tem destacado esta ponte... é que não fazia ideia da sua existência, mas parece-me realmente fantástica!

Suzi disse...

Voltar, no teu caso; e ir, no meu.
;o)

Linda, mesmo. Linda!

Zorze Zorzinelis disse...

Miguel, nunca tomei conhecimento desta ponte, mas parece-me que toda a obra feita com amor e por um amor indelével como o de D. Pedro e D. Inês é sempre bem-vinda. Quando for a Coimbra vou procurá-la! Um Abraço!

Custódia C. disse...

Vou vê-la no final do mês. O meu trabalho vai levar-me a Coimbra por 3 dias :)

Anónimo disse...

Fazes tu muito bem, Custódia. Já agora, espreita também a "nova" zona ribeirinha, pois ouvi que estão a aparecer por lá cafés e restaurantes muito simpáticos com os olhos postos no Mondego.