13.12.06

A Ilha da Fantasia (1)

(Maldivas, direitos reservados)

Quando penso na ilha da fantasia, um dos filmes que me vem logo à cabeça é “A Praia" (The Beach no original, baseado no romance de Alex Garland). Não por se tratar de um filme extraordinário — confesso que fui vê-lo, mais do que outra coisa, por deformação profissional: queria verificar os locais da Tailândia onde tinha sido filmado; e também, confesso, para ouvir a banda sonora de Angelo Badalamenti (um compositor quase sempre presente na obra de David Lynch e fundamental na série Twin Peaks) e a música de Moby —, mas porque acho que Richard, a personagem de DiCaprio, acaba por ser o porta-voz do mito urbano da ilha perfeita. Que é como quem diz um lugar aparentemente sem regras (ou apenas com regras muito básicas), onde possamos ter a ilusão de ser donos do nosso destino. Quem nunca sonhou com a ilha perfeita que atire a primeira pedra.
Serve isto para dizer que conheço muitas pessoas incapazes de fazer férias por muito tempo numa ilha ou numa praia, apenas de papo para o ar e a banhos, mas não me lembro de nenhuma totalmente imune ao feitiço da ilha da fantasia. Por outras palavras, por muito que as pessoas gostem da agitação de destinos cosmopolitas, com lojas, museus, restaurantes e tudo o mais, também não resistem à ideia de estar, nem que por uma vez na vida, na ilha dos seus sonhos. Como diz um amigo meu, é só uma questão de saberem onde fica a ilha dos seus sonhos. E parece que há de sobra para todos os gostos. Ilhas (totalmente) desertas é que já não há muitas e as que existem custam uma fortuna.
Quais são, então, as ilhas que atormentam o imaginário colectivo? Para responder à questão, socorri-me da edição de Novembro da Condé Nast Traveler (uma das “bíblias” para quem trabalha no ramo), nem de propósito com a sua edição anual do Top 100, “O melhor do Mundo” segundo leitores dos quatro cantos do globo. Num apanhado geral, revelo aqui as dez mais votadas:


(Como Shambhala Retreat, Bali, direitos reservados)

  • Maldivas
  • Maui e Kauai (ambas no Havai)
  • Bali (Indonésia)
  • Morea e Bora Bora (Polinésia francesa)
  • Phuket (Tailândia)
  • Bermuda (Caraíbas)
  • St. John (Ilhas Virgens Americanas, Caraíbas)
  • Langkawi (Malásia)

Para terminar, um motivo de orgulho. A Madeira, que tantos de nós continuam a encarar como "apenas" um destino para reformados ingleses, conseguiu um honroso segundo lugar no top das ilhas preferidas na Europa, só perdendo para Mykonos, na Grécia.

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou muito urbana, mas vi-me reflectida neste post :)

PS- Miguel isto está um desespero, só consigo comentar como anónima e ontem à noite nem consegui comentar em lado nenhum !!!!!!! Vou bibernar!

ccc

Anónimo disse...

bibernar = hibernar :)

ccc

Anónimo disse...

Pois está CCC! Ontem eu ainda julgava que era só com a versão Beta...

Jorge Freitas Ferreira disse...

1,2,3 experiência ;)

Jorge Freitas Ferreira disse...

Ñ consigo comentar - Zorze

Homem Traste disse...

Também estou com dificuldades em comentar alguns bloggers amigos...

Zorze Zorzinelis disse...

Só assim consigo comentar e não aparece a morado do meu blog no perfil - confirma, amigo!

Anónimo disse...

Traste, isto não está nada fácil...é o que dá ficar com as versões mais modernas. Esta versão Beta já me está a dar nos nervos.